A Volkswagen não quer perder o bonde da eletrificação dos carros. Pouco depois de dar um pouco mais de detalhes sobre sua plataforma inteiramente elétrica, a MEB, a empresa mostrou no Salão de Veículos Comerciais de Hanover a versão de carga da futura Kombi elétrica. Chamada de I.D. Buzz Cargo, a nova solução em mobilidade da marca veio até com a mesma pintura "saia e blusa" da versão de passageiros, mostrada no Salão de Detroit de 2017.
Seguindo o exemplo de algumas apresentações recentes, o I.D. Buzz Cargo vem com pouquíssimas informações. Só a óbvia, de que ele é elétrico, que usa a plataforma MEB e que poderá ter uma autonomia entre 330 km e 550 km já sob o novo ciclo de consumo europeu, o WLTP. A versão de produção deste conceito também promete ter nível autônomo de condução, providenciado pelo sistema I.D. Pilot (em 2025). Faltou apenas dizer que ele tem 4,94 m de comprimento, 1,98 m de largura, 1,96 m de altura e um entre-eixos de 3,30 m. Enquanto o conceito para passageiros usava rodas de aro 22, com pneus 235/45 R22, as do conceito de carga parecem ser menores, mas ainda parrudas. Arriscaríamos dizer que são de aro 20, com pneus 235/55 R20.
Também com base na versão de passageiros, podemos estimar que o furgão de carga será capaz de transportar até 4.600 litros. É o que o conceito anterior conseguiria levar sem os bancos. Daí para cima. Fugindo da solução adotada pela Mercedes-Benz com o EQC, a plataforma MEB permite que os veículos tenham dois porta-malas. O dianteiro do I.D. Buzz Cargo poderá levar 173 l de carga.
Mais do que sua utilidade ou o saudosismo, o que o I.D. Buzz Cargo carrega é algo que temos falado há bastante tempo: elétricos não são mais uma questão de "se" suplantarão ou não os motores a combustão. São uma questão de quando isso acontecerá. E o I.D. Buzz Cargo mostra que será antes do que muita gente acredita. Inclusive entre os veículos comerciais.