PUBLICIDADE
HomeNotíciasAvaliações
Compartilhar

Avaliação KBB™ - Fiat Cronos Precision 1.8

Versão com motor E.torQ e câmbio manual se destaca por desempenho e custo-benefício atraente

Você já viu aqui na KBB Brasil que o Cronos foi a última cartada da Fiat nesta primeira leva de renovações após a criação da FCA. E foi o tiro mais incerto da companhia, uma vez que o segmento de sedãs sempre foi um desafio para a marca – que já teve bons modelos nesta categoria, mas corriqueiramente problemáticos. A forte concorrência do segmento – que se aqueceu este ano com as chegadas do Volkswagen Virtus e Toyota Yaris (além do próprio Fiat) – dificulta ainda mais a missão do Cronos de ser emplacado entre 3.000 e 3.500 vezes num mês, meta que ainda não foi alcançada desde março, quando se iniciaram as vendas do modelo. 

Contudo, apesar de aparecer numa tímida 7ª posição no ranking do segmento de sedãs da Fenabrave (foram 11.185 unidades vendidas até junho deste ano, contra 32.015 do líder Chevrolet Prisma), o Cronos pode ser uma ótima opção para quem busca custo-benefício atraente, sem abrir mão de desempenho. Isso porque a versão Precision com motor 1.8 E.torQ e câmbio manual alia os bons 139 cv do propulsor a um pacote de itens que é difícil de ser batido na faixa dos R$ 63.990. 

Do que você vai gostar no Fiat Cronos Precision 1.8

O Cronos compartilha parte da plataforma com o Argo (30%, segundo a fabricante). Portanto, isso significa que toda a dinâmica elogiável que o hatch trouxe à linha Fiat também se sente no sedã, conforme detalhamos na nossa avaliação completa em vídeo, que você pode assistir abaixo. O motor 1.8 E.torQ, embora já seja um veterano, consegue entregar bom nível de desempenho, sobretudo aliado ao câmbio manual de 5 marchas desta versão, que permite que o motorista explore melhor as médias e altas rotações nas quais o Cronos rende mais. 

Fiat Cronos Precision 1.8

Quanto aos equipamentos, a versão Precision conta com controle de estabilidade, ar-condicionado, central multimídia Uconnect de 7 polegadas compatível com Android Auto e Apple CarPlay, direção elétrica, faróis de neblina, assistente de partida em rampa, computador de bordo digital com tela TFT de 3,5 polegadas, sensor de estacionamento traseiro, stop-start, rodas de liga leve de aro 16, monitor de pressão dos pneus, volante e banco com ajuste de altura e bancos bipartidos. É uma lista longa e com itens importantes, alguns até exclusivos em sua faixa de preço. Opcionalmente ainda há bancos de couro, rodas de aro 17, airbags laterais, sensores de chuva e de luz, rebatimento dos retrovisores etc. Porém, se adicionar tudo o que ele tem direito, o preço salta para mais de R$ 74 mil. 

O porta-malas de 525 litros é o principal diferencial do Cronos. É o segundo maior entre os sedãs pequenos e compactos do mercado, ou seja, há espaço de sobra para comportar bagagens grandes e permitir viagens mais longas. 

Talvez você não curta...

Compartilhar a cabine com o Argo (praticamente idêntica) pode ser um fator ambíguo para o Cronos. O design italiano e curvilíneo atraente é uma vantagem. Contudo, a distância entre-eixos de 2,52 m, que no hatch é positiva, no sedã, devido ao parâmetros de rivais como Volkswagen Virtus e Nissan Versa, compromete seu desempenho. Há espaço razoável para pernas e cabeça, até mesmo para quem for mais alto, mas existem concorrentes mais generosos neste aspecto. 

Fiat Cronos Precision 1.8

A ausência de um baú central entre os bancos da frente para oferecer mais opções de porta-objetos – e, consequentemente, aprimorar a praticidade do sedã – é outro dos pontos negativos do Cronos.

Avaliação KBB completa:

Assista à nossa avaliação completa do Fiat Cronos Precision 1.8 para saber se ele realmente é uma boa opção de sedã para você comparado a seus rivais mais próximos! 

Compartilhar
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Saiba agora quanto vale seu carro novo ou usado

Picape
Hatchback
Sedã
SUV/Crossover
SW/Perua
Van/Minivan
Cupê
Conversível
Luxo
Hibrido/Elétrico
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Encontre o Preço do Seu Carro