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Primeira volta KBB - novo Jeep Grand Cherokee híbrido promete fazer 19 km/l por R$ 570 mil

Quinta geração do SUV chega em versão única com três motores e alto nível de tecnologia

Após ficar um breve período sem ser vendido no Brasil, o Jeep Grand Cherokee retorna ao país em sua quinta geração – lançada nos Estados Unidos em 2021 – apenas na versão híbrida 4xe, que tem preço sugerido de R$ 569.990.

Segundo modelo eletrificado da Jeep no mercado brasileiro, o SUV chega para ser uma espécie de vitrine tecnológica da marca, combinando farta lista de equipamentos à eficiência do conjunto motriz híbrido.

Como é o Jeep Grand Cherokee 4xe

Construído sobre uma nova plataforma, que permite a eletrificação, o Grand Cherokee híbrido continua ostentando dimensões generosas. São quase 5 metros de comprimento (4,91 m), 1,80 m de altura, 1,97 m de largura e 2,96 m de distância entre-eixos. O porta-malas com abertura e fechamento elétricos acomoda 580 litros de bagagem.

Para honrar o seu histórico de valentia no off-road, o SUV tem altura livre do solo de 21,4 centímetros, enquanto os ângulos de ataque, saída e central são de 25,7°, 26,6° e 16,3°, respectivamente. De acordo com a Jeep, a capacidade de transposição de alagamentos é de 61 cm, sem a necessidade de acessórios, como snorkel para a admissão de ar do motor a combustão.

Adeus motores V6 e V8

Falando em motor a combustão, para priorizar a eficiência, o novo Jeep Grand Cherokee híbrido trocou os tradicionais e beberrões V6 e V8 pelo 2.0 turbo a gasolina de quatro cilindros, o mesmo propulsor do jipe Wrangler e da picape Ram Rampage. A unidade é auxiliada por dois motores elétricos, um dianteiro e outro traseiro.

O conjunto, gerenciado por um câmbio automático de oito marchas, gera 380 cv de potência e 64,9 kgfm de torque combinados.

Pelo fato de ter dois motores elétricos, o Grand Cherokee híbrido não possui um sistema de tração 4x4 convencional, com diferenciais e caixa de transferência. Quando necessário, o motor elétrico traseiro funciona em conjunto com 2.0 turbo e o elétrico dianteiro.

Quase 20 km/l

O consumo médio declarado pelo padrão do Inmetro é de 19,3 km/l tanto na cidade quanto na estrada, com a bateria de 17,3 kWh totalmente carregada (demora duas horas e meia para ser recarregada em tomadas de 220 Volts). Os números de consumo do motor a combustão são de 8,3 km/l em uso urbano e 9,1 km/l em ciclo rodoviário. O SUV ainda é capaz de rodar 29 km usando somente eletricidade.

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Rodamos com o novo Grand Cherokee 4xe em trajetos urbanos pelas ruas de São Paulo, uma vez que a proposta de um carro híbrido é, justamente, economizar combustível nesse tipo de uso. O SUV possui três modos de condução. O e-Save prioriza o motor a gasolina para recarregar a bateria que alimenta as unidades elétricas; e o Sport utiliza a força dos três propulsores para favorecer o desempenho: a aceleração de 0 a 100 km/h em 6,3 segundos é muito boa para um veículo de 2,5 toneladas.

Preferimos rodar no modo híbrido, o mais interessante para enfrentar trânsito pesado sem gastar uma gota de combustível. Os motores elétricos dão conta de mover o SUV em arrancadas e subidas. Apesar do bom desempenho, o Grand Cherokee é um veículo que prioriza o conforto dos ocupantes, uma vez que as suas suspensões têm ajuste mais macio. Nas ruas mais esburacadas é possível notar que a carroceria balança mais do que deveria para um SUV do seu porte e desempenho.

Uma série de recursos de auxílio à condução facilitam a vida do motorista: controle de cruzeiro adaptativo, sensor de ponto cego, monitoramento de mudança de faixa, acendimento automático do farol, alto, entre outros. As câmeras com visão em 360° são bastante úteis na hora de manobrar o grandalhão de quase 5 metros de comprimento.

Os ocupantes ainda contam com ar-condicionado de duas zonas com saídas para o banco traseiro, central multimídia de 10,1 polegadas com Android Auto e Apple CarPlay sem fio, carregador de celular por indução, bancos de couro com regulagem elétrica, aquecimento e ventilação.

O passageiro do banco da frente ainda pode controlar a multimídia por meio de uma tela de 10,25” que fica à sua frente.

Veredicto - o novo Grand Cherokee chega cobrando alto pelo nível tecnológico. Os fãs mais puristas do SUV talvez estranhem a ausência de um enorme motor a gasolina, mas certamente vão se acostumar rapidamente com a eficiência do conjunto híbrido, que não deve desempenho a um V6 ou V8.

Teste-drive a convite da Stellantis

Ficha técnica Jeep Grand Cherokee 4xe

Preço: R$ 569.990 (outubro de 2023)
Motor a combustão: dianteiro, transversal, 2.0 16 válvulas, turbo, injeção direta, a gasolina
Potência: 272 cv a 5.250 rpm
Torque: 40 kgfm a 3.000 rpm
Motor elétrico dianteiro: 44,8 cv e 5,4 kgfm
Motor elétrico traseiro: 135 cv e 27 kgfm
Potência e torque combinados: 380 cv e 64,9 kgfm
Bateria: 17,3 kWh
Recarga: 0% a 100% em 2h30 em tomada 220V
Tração: integral
Câmbio: automático 8 marchas
Direção: elétrica
Suspensão dianteira: independente multilink
Suspensão traseira: independente multilink
Freios dianteiros: discos ventilados com ABS e EBD
Freios traseiros: discos sólidos com ABS e EBD
Pneus: 265/50 R20
Rodas: liga leve 20 polegadas
Dimensões: 4.914 mm de comprimento/ 1.968 mm de largura/ 1.799 mm de altura/ 2.964 mm de entre-eixos
Peso em ordem de marcha: 2.466 kg
Capacidade de carga: 609 kg
Capacidade de reboque: 2.332 kg
Volume do porta-malas: 580 litros
Volume do tanque de combustível: 72 litros
Aceleração de 0 a 100 km/h: 6,3 segundos
Velocidade máxima: 206 km/h

Consumo (Inmetro)
Ciclo urbano: 19,3 km/l
Ciclo estrada: 19,3 km/l

Avaliação Profissional KBB
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