Confirmado pela Honda para estrear no Brasil em 2023 para competir contra Jeep Compass, Toyota Corolla Cross e Volkswagen Taos, o SUV médio ZR-V será importado do México em versão única com preço na faixa dos R$ 190 mil a R$ 200 mil.
>> Honda confirma dois novos SUVs e Civic Type R no Brasil em 2023
>> Novo Honda HR-V é revelado em evento
Como será o Honda ZR-V?
Baseado na plataforma da nova geração do Civic, o ZR-V deverá ser visualmente idêntico aos modelos que serão vendidos na China e no mercado norte-americano. O SUV terá porte parecido com o do Jeep Compass, medindo 4,56 metros de comprimento, 1,83 m de largura, 1,61 m de altura e 2,65 m de entre-eixos.
Segundo a EPA, o Honda ZR-V com tração apenas dianteira faz 11 km/l na cidade, 13,6 km/l na estrada e 11,9 km/l em ciclo combinado. Já o modelo com tração integral registrou médias de 10,6 km/l, 12,7 km/l e 11,5 km/l, respectivamente. Vale lembrar que o ciclo de testes de consumo dos Estados Unidos é diferente do aplicado no Brasil.
Já o motor mais cotado é a K20C, um 2.0 aspirado com injeção direta e duplo comando variável de válvulas para entregar cerca de 160 cv de potência e 19 kgfm de torque. Na China, o ZR-V será vendido com o 1.5 turbo a gasolina de 182 cv e 24,5 kgfm. Uma variante 2.0 híbrida também é cogitada no país asiático. Em todos os casos, o câmbio é automático CVT.
Resta saber qual motorização será disponibilizada no Brasil. A Honda, no entanto, já confirmou que o ZR-V não terá mecânica híbrida por aqui.
Equipamentos
O novo Honda ZR-V será equipado com sete airbags, controles de estabilidade e tração, além do pacote de assistências de condução dotado de alertas de colisão frontal e de saída de faixa, reconhecimento de sinais de trânsito, controle de cruzeiro adaptativo e sistema de monitoramento de ponto cego. Central multimídia, carregador de celular por indução, bancos de couro, teto solar elétrico, entre outros itens, também estarão presentes no SUV.