PUBLICIDADE
HomeNotíciasNovidades
Compartilhar

Hyundai quer passar por cima da concorrência com conceito Elevate

Modelo elétrico com motores nas rodas e braços de suspensão elevatórios permitem que veículo caminhe sobre os mais difíceis obstáculos

Com cada vez mais fabricantes dando atenção à CES, em Las Vegas, muitas andam se esquecendo do que fazem para viver. E mostram telas e mais telas, como se o automóvel fosse um celular sobre rodas. A Hyundai partiu para uma atração completamente diferente e, por isso mesmo, talvez a mais interessante de todas até hoje. Com o conceito Elevate, a empresa coreana mostrou que uma fabricante de carros pode mostrar tecnologia muito interessante sem fugir daquilo que faz melhor: fabricar carros. Mais do que um veículo, o Elevate é um robô elétrico com pernas mecânicas que pode transpor praticamente qualquer coisa. Além de rodar, ele literalmente anda, o que, se um dia chegar à produção em série, poderá deixar não só a concorrência comendo poeira, mas a própria poeira sem ter o que fazer além de sujar o exterior do Elevate. A proposta dele é ignorar os atoleiros!

Mais do que as imagens do conceito, o interessante é ver o vídeo que a Hyundai preparou com a ideia. Bom seria ver imagens reais de um conceito deste tipo. Ou uma demonstração prática do que ele pode fazer. Afinal, o papel e as telas de smartphones e computadores aceitam qualquer coisa. Mas duvidamos que a Hyundai não tenha a ideia de transformar o modelo mostrado na CES e as projeções vistas aqui em algo real. Confira, enquanto isso, como esse veículo poderá ser se for levado adiante (em todos os sentidos).

Segundo a Hyundai, o Elevate poderá vencer obstáculos de mais 1,52 m (ou 5 pés), como muros e pedras, ficar com uma bitola de 4,57 m (15 pés) e literalmente andar sobre os obstáculos. Suas rodas trarão motores elétricos em cada uma delas. Isso permitirá que o veículo rode normalmente na estrada, quando os braços mecânicos em que elas ficam estiverem recolhidos. Em situações complicadas, como um resgate em nevasca ou em terrenos difíceis, as rodas funcionam como pés. E o fato de ser elétrico dá ao Elevate mais uma vantagem: portas em qualquer área da carroceria e não apenas nas laterais. Seria possível entrar no veículo também pela frente ou por trás.

Hyundai Elevate

As "pernas robotizadas" podem imitar o movimento de mamíferos e de répteis, o que torna o Elevate apto a andar em virtualmente qualquer terreno. Tomara apenas que a ideia não seja apenas virtual, o que nos daria um veículo mais do que capaz para diversas atividades. E deixaria muito off-road valente morrendo de inveja...

Compartilhar
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Saiba agora quanto vale seu carro novo ou usado

Picape
Hatchback
Sedã
SUV/Crossover
SW/Perua
Van/Minivan
Cupê
Conversível
Luxo
Hibrido/Elétrico
PUBLICIDADE

Encontre o Preço do Seu Carro