A quarta geração do Hyundai Santa Fé chegou ao Brasil em outubro do ano passado. Em junho desse ano, a montadora sul-coreana apresentou a reestilização de meia-vida, no entanto, ainda não havia dado detalhes de motorização e versões. Agora, a empresa finalmente detalhou as mudanças no SUV.
A primeira grande novidade em termos de motorização é a estreia de uma variante híbrida. Essa versão associa um motor 1.6 turbo de 180 cv com um propulsor elétrico de 60 cv para chegar ao total de 228 cv e 27 kgfm de torque. A transmissão é automática de seis marchas com tração integral. A marca ainda promete uma configuração híbrida plug-in no próximo ano.
Nas versões a combustão, o Santa Fé pode ser equipado com um novo 2.5 com injeção mista (direta e indireta) de 192 cv e 25,2 kgfm de torque, sempre com câmbio automático de oito marchas. O 2.0 turbo também sai de cena para a versão turbinada desse 2.5, a transmissão passa a ser de dupla embreagem com caixa úmida e oito posições, enquanto a potência sobe para 280 cv e o torque é de 42,6 kgfm.
O pacote de assistência ao motorista conta com alerta de colisão com frenagem automática, monitor de ponto cego, aviso de saída de faixa com atuação no volante, alerta de tráfego cruzado e até um aviso para não abrir a porta se vier um veículo na lateral, entre outros recursos. A grande novidade fica pela possibilidade de estacionamento autônomo através de um comando pelo smartphone.
Atualmente, o Santa Fé é vendido por R$ 300 mil na rede CAOA. O novo modelo ainda não tem previsão de chegada ao Brasil.