Há algum tempo, fabricantes automotivas e entidades de classe brigam para que o limite de R$ 70 mil para isenções em carros voltados para o público PcD seja ampliado. Agora, esse impasse começa a fazer vítimas entre os SUVs compactos. Jeep Renegade e Volkswagen T-Cross não terão versões voltadas para esse segmento, ao menos por enquanto.
A primeira a anunciar foi a Jeep, que comunicou sua rede de concessionárias no dia 27 de outubro. A empresa irá atender pedidos feitos até o dia 31 de outubro. No lugar da versão PcD, a Jeep recomenda a configuração STD, a mais em conta para público geração.
O preço sugerido é de R$ 73.505 já com a isenção do IPI. No entanto, para esse público específico, há um bônus de 12%, baixando o preço para R$ 64.680, o que é consideravelmente mais que os R$ 54.462 da antiga versão.
Apesar disso, o Renegade STD possui itens ausentes na versão PcD, entre eles alças de teto e luzes traseiras, além do tampão do porta-malas – a versão conta ainda com rack de teto. Demais itens, como rodas de liga leve de 16 polegadas, painel com acabamento soft touch, freio de estacionamento eletrônico, freio a disco nas quatro rodas, piloto automático, Start&Stop, entre outros.
T-Cross Sense
A Volkswagen comunicou no dia seguinte, 28 de outubro, a suspensão das vendas do T-Cross Sense a partir de 01 de novembro. Segundo a fabricante, o volume planejado dessa versão até o fim do ano já foi alcançado e por isso a venda será suspensa. Os pedidos feitos até dia 31 de outubro serão atendidos.
Vale ressaltar que a versão automática mais barata do T-Cross, a 200 TSI, parte de R$ 101.090. Com isso, entre os SUVs considerados compactos, há apenas quatro opções: Ford EcoSport, Hyundai Creta, Peugeot 2008 e Renault Captur.