PUBLICIDADE
HomeNotíciasNovidades
Compartilhar

Placa no padrão Mercosul começa a ser usada a partir de 1º de dezembro

Apenas modelos novos ou transferidos receberão as novas placas. Não há mais prazo para a troca das placas de toda a frota

Primeiro, tivemos a resolução 729 do Contran (Conselho Nacional de Trânsito), que instituiu as placas no padrão Mercosul. Elas deveriam começar a ser usadas em 1º de setembro deste ano e, num prazo de 5 anos, toda a frota nacional deveria ter essas placas. Em março, o diretor do Denatran (Departamento Nacional de Trânsito), Maurício Alves, anunciou a suspensão da resolução por 60 dias a pedido dos estampadores. Pois na última sexta o imbróglio parece ter sido resolvido com a publicação da resolução 733 do Contran, que muda a redação da resolução 729 em dois pontos. O primeiro é que o prazo para começar a usar a placa foi de 1º de setembro para 1º de dezembro deste ano. Um adiamento de 3 meses. O segundo é que o prazo de 5 anos para que toda a frota nacional use essas placas não existe mais.

Segundo o Denatran, a ideia é que a própria dinâmica do mercado se encarregue de substituir todas as placas atuais pelas do Mercosul na medida em que os carros forem vendidos ou reemplacados naturalmente. Proprietários de carros com as placas atuais também poderão pedir, a qualquer tempo, a troca pelas placas no novo padrão. Com um chip confeccionado pela Casa da Moeda, as novas placas tendem a ser muito mais seguras do que as usadas hoje em dia.

Compartilhar
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Saiba agora quanto vale seu carro novo ou usado

Picape
Hatchback
Sedã
SUV/Crossover
SW/Perua
Van/Minivan
Cupê
Conversível
Luxo
Hibrido/Elétrico
PUBLICIDADE

Encontre o Preço do Seu Carro