PUBLICIDADE
HomeNotíciasMercado
Compartilhar

Produção, exportação e licenciamento de carros sofreram com greve, diz Anfavea

Quedas nos resultados em maio, devido à paralisação dos caminhoneiros, foi respectivamente de 20,2%, 17% e de 7,1% em relação a abril

A Fenabrave já havia dado o recado com seus dados de vendas, mas a Anfavea não custou a confirmá-lo. E com cores ainda mais pesadas. Com a greve dos caminhoneiros, os principais indicadores da indústria sofreram quedas expressivas. Produção, exportação e principalmente o licenciamento de automóveis novos caíram bastante em maio em relação ao mês de abril, ainda que, comparados a maio do ano passado, alguns destes dados tenham apresentado melhora, mesmo que pequena.

Veja o exemplo da produção. Segundo a Carta da Anfavea referente a maio, ela caiu 20,2% em relação a abril e 15,3% em relação a maio de 2017. Uma paulada daquelas, especialmente considerando que o problema foi eminentemente logístico. Quando falamos em exportações em unidades, a queda foi de 17% em relação a abril e de 17,3% em relação a maio do ano passado, quando o que segurava os resultados da indústria era a demanda externa. Em valores, incluindo as vendas de caminhões e de máquinas agrícolas, as quedas foram, respectivamente, de 15,1% e 2,1%. Por fim, quando se fala em licenciamento, foram vendidos 201.897 veículos, ou 7,1% a menos do que em abril. Comparado a maio de 2017, o número é 3,2% melhor, em boa medida pelos emplacamentos de modelos importados, que foram 24,4% melhores em relação ao mesmo período. 

 

Compartilhar
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Saiba agora quanto vale seu carro novo ou usado

Picape
Hatchback
Sedã
SUV/Crossover
SW/Perua
Van/Minivan
Cupê
Conversível
Luxo
Hibrido/Elétrico
PUBLICIDADE

Encontre o Preço do Seu Carro