PUBLICIDADE
HomeNotíciasMercado
Compartilhar

Sim: velhice, altura e limites são os aspectos práticos que favorecem os SUVs

Artigo do Detroit Free Press que agora corre o mundo confirma tese que publicamos em fevereiro deste ano

Em fevereiro deste ano, publicamos uma investigação sobre uma razão mais lógica e palpável para o sucesso dos SUVs. Apenas o amor por uma posição mais alta de dirigir e o apelo aventureiro deste tipo de veículo não poderiam ser explicações plausíveis para um sucesso tão grande. Um que inclusive tirará de circulação modelos como o Ford Focus e que ameaça acabar com segmentos inteiros de mercado. Foi pena não termos conseguido, naquela altura, especialistas que tivessem investigado o fenômeno mais a fundo. Nossa tese era os SUV se tornaram populares porque os clientes mudaram. Eles estão mais altos, mais velhos e não podem mais andar tão rápido quanto se podia antigamente devido a limites de velocidade mais baixos. Pois o pessoal do Detroit Free Press teve a mesma ideia, mas conseguiu falar com especialistas que confirmaram exatamente essa ideia. Resumindo, SUVs são populares porque se adaptam melhor ao que os clientes atuais acham importante.

Um deles é Keith Knudssen, gerente de arquiteturas veiculares da Ford. Ele diz, com todas as letras, que o acesso mais fácil é um dos fatores de sucesso dos SUVs. "As pessoas gostam de escorregar para dentro, não se abaixar ou escalar o carro para entrar." Especialmente se elas forem muito altas ou mais idosas, o que torna a mobilidade mais difícil. E os SUVs são ideais para quem enfrenta problemas nessa área, como disse ao Detroit Free Press Sherry Kolodziejczak, coordenadora de segurança da AARP (American Association of Retired Persons), a associação de aposentados norte-americanos. Larry Smythe, engenheiro de fatores humanos da Nissan, endossa a tese e diz que as pessoas gostam de carros mais fáceis de usar. "Entrar em um esportivo é uma queda controlada no banco e uma escalada para sair. Em uma picape, os processos são invertidos."

O diagnóstico é que a onda SUV ainda irá mais longe e mais forte. Tanto que hoje se vê SUVs de todos os tipos: com estilo sedã, cupê e até conversível. Não é à toa que a Ford decidiu vender apenas picapes, SUVs e crossovers nos EUA: se é o que o povo gosta e quer, é o que ele terá. Por mais razões do que apenas a vaidade ou a moda.

 

Compartilhar
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Saiba agora quanto vale seu carro novo ou usado

Picape
Hatchback
Sedã
SUV/Crossover
SW/Perua
Van/Minivan
Cupê
Conversível
Luxo
Hibrido/Elétrico
PUBLICIDADE

Encontre o Preço do Seu Carro